sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Um filósofo e sua amada...



No último dia 24, segunda-feira o filósofo André Gorz, de 84 anos, e sua esposa Dorine de 83, que sofria de uma doença incurável, morreram juntos, como viveram, por amor... Os dois foram encontrados juntos em sua casa em Vosnon no oeste Francês... Foram várias as matérias publicadas no site Le Monde, a título de informação, a Folha de São Paulo publicou um tipo de resumo do que saiu aqui, no dia 27 de Setembro.


- Le philosophe André Gorz se donne la mort avec son épouse Dorine
- André Gorz, le philosophe et sa femme
- "Je me souviens" par Jean Daniel

No final do ano passado, André Gorz escreveu :
Em “Lettre à D. Histoire d’un amour”, de 2006, Gorz escreveu a Dorine:


"Tu vas avoir quatre-vingt-deux ans. Tu as rapetissé de six centimètres, tu ne pèses que quarante-cinq kilos et tu es toujours belle, gracieuse et désirable. Cela fait cinquante-huit ans que nous vivons ensemble et je t'aime plus que jamais. Je porte de nouveau au creux de ma poitrine un vide dévorant que seule comble la chaleur de ton corps contre le mien."

Você tem 82 anos, diminuiu uns seis centímetros, não pesa mais que quarenta kilos, e você continua sempre bela, graciosa e desejável. Fazem 58 anos que vivemos juntos, e eu a amo mais que nunca. Eu carrego novamente em mim no mais profundo do meu peito um vazio avassalador que só é preenchido pelo calor do seu corpo contra o meu.

“Vivre avec Dorine, l'aimer et aimer notre vie ensemble m'a appris cela, mais je ne le disais pas, car je ne comprenais pas encore combien j'avais besoin d'elle pour écrire, plus qu'elle n'avait besoin de moi pour vivre."

Viver com Dorine, amá-la e amar nossa vida juntos me ensina isso, mas eu não a digo isso, porque eu não compreendo ainda quanto eu tenho precisado dela para escrever mais do que ela não teve precisado de mim para viver.

Michel Contat, que escreve no Le Monde, termina dizendo: “Un beau couple sans enfant mais avec oeuvre, ses livres, et en tout cas celui-ci, qui restera”...traduzindo, um belo casal, sem filhos, mas com uma obra, seus livros e em todo caso é isto que restará....

Nenhum comentário: